Coordenadora: Maria Odete Duque Bertasi
Autor(es): Adriana de Melo Nunes Martorelli; Adriana Filizzola DUrso; Andrea Vainer; Arthur Migliari Júnior; Bruno Salvatori Paletta; Camila Felberg; Cristina Nélida Cucchi Müller; Danielli do Lago Hyppolito de Lima; Denise Gomes Ferreira; Eloisa de Sousa Arruda; Heidi Rosa Florêncio Neves; Julia Tonani Matteis de Arruda; Leandro Falavigna; Luiz Flávio Filizzola DUrso; Milena Rindeika Vial; Miriam Brito Guimarães; Murilo Bassi de Paula; Paula Marcilio Tonani de Carvalho; Paulo Tiago Sulino Muliterno; Rosane Rosolen de Azevedo Ribeiro; Taís Ruth Salvatori Paletta; Thatiana Segundo.
Edição: 1
Ano: 2023
Paginação: 266
Acabamento: Brochura
Formato: 16x23
ISBN: 9786588491621
Sinopse:
A coletânea reúne o pensamento de autores de escol, afeitos à prática jurídica e ao enfrentamento dos múltiplos aspectos da violência contra menores no Brasil. O tema que dá a estrutura metodológica e perpassa todos os artigos, aborda a violência explícita, mas também a velada, por vezes tão ou mais insidiosa que os maus tratos físicos.
São tratados com extrema clareza, sem que se perda a profundidade temas ligados aos maus tratos da tortura física e psicológica de criança e adolescentes; à violência doméstica e ao seu agravamento no âmbito do isolamento social; o dever de cuidado e o problema da devida proteção da criança e do adolescente no contexto da oitiva em processos judiciais, sem se deixar de lado os efeitos deletérios da prática da alienação parental e do abandono afetivo que tanto tem exigido a atuação do poder judiciário.
Viviane Girardi
Prefácio
Por derradeiro, a obra está composta de 12 (doze) capítulos, todos de excepcional qualidade e evidente comprometimento por parte dos respectivos colaboradores, sendo ainda anexado o Estatuto próprio, devidamente atualizado, para estudos.
Assim como ocorreu por ocasião da coordenação anterior do livro VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, também em parceria com a IMPERIUM EDITORA e DISTRIBUIDORA, o sentimento no momento em que escrevo esta nota é o de gratidão a todas e todos que colaboraram com o projeto.
Tenho certeza de que, além da doação de tempo para estudos e redação dos capítulos, dedicaram especialmente seus melhores sentimentos de amor e esperança para que nossas crianças, adolescentes e jovens, não sejam vítimas de quaisquer tipos de violência e que possam receber de toda a coletividade, o respeito, o cuidado e o amor que merecem.
Deixo registrada minha gratidão e respeito à doutora VIVIANE GIRARDI, que gentilmente aceitou prefaciar a obra e, dentre outras realizações de seu diferenciado currículo, foi a primeira mulher a presidir, com brilho e competência, a AASP Associação dos Advogados de São Paulo.
Maria Odete Duque Bertasi
Coordenadora