Sumário
Da propaganda em geral
Propaganda eleitoral (antecipada) dissimulada, promoção pessoal e prestação de contas de mandato do parlamentar
Propaganda eleitoral em bens públicos e particulares
Propaganda eleitoral mediante outdoors
Da propaganda eleitoral na imprensa
Da propaganda gratuita no rádio e na televisão
Propaganda pela internet
Resumo das sanções cabíveis na propaganda irregular
Direito de resposta
Das pesquisas e testes pré-eleitorais
Enquetes
Propaganda eleitoral nas vias públicas
Propaganda eleitoral mediante adesivos
Propaganda eleitoral em veículos, particulares e públicos, e em táxis e ônibus
Propaganda eleitoral envolvendo a circulação de carros de som e minitrios
Propaganda eleitoral: comício e utilização de aparelhagem de som
Ofensas pela internet
Manifestação nas redes sociais (inciso v do art. 36-a da lei das eleições)
Propaganda eleitoral gratuita: distribuição do tempo de rádio e televisão (alteração pela lei n.º 12.875, de 30.10.2013)
Data de início da propaganda eleitoral
Tamanho do nome do vice ou do suplente a cargo majoritárioO que pode conter, licitamente, na propaganda eleitoral antecipada, desde que não envolvam pedido explícito de voto
Propaganda eleitoral nos bens cujo uso dependa de cessão ou permissão do poder público, ou que a ele pertençam, e nos bens de uso comum
Propaganda eleitoral em bens particulares
Definição de carro de som
Vedação às emissoras de rádio e televisão quanto à sua programação no ano das eleições
Debates
Aprovação das regras dos debates
Propaganda eleitoral gratuita e inserções no rádio e na televisão
Programas e inserções de rádio e televisão destinados à propaganda eleitoral gratuita de cada partido ou coligação
Propaganda eleitoral partidária
Plano de mídia
Direito de resposta quanto a conteúdo ofensivo na internet
Inexistência de solidariedade de responsabilidade do partido político juntamente com o candidato quanto às sanções aplicadas pelo descumprimento das regras da lei permanente das eleições (lei 9.504/97)
Contratação de pessoal para trabalhar nas campanhas eleitorais
Cláusula de barreira (ou de desempenho)
Início de vigência da cláusula de barreira e sua transição
Tempo de existência do partido político para concorrer às eleições
Tempo de domicílio eleitoral no local em que queira concorrer às eleições
Multas eleitorais
Candidaturas avulsas proibidas
Criação do fundo especial de financiamento de campanha (fefc) previsto dos artigos 16-c e 16d – lei 9504/97
Limites de gastos com campanhas
“Vaquinha” (crowdfunding- financiamento coletivo) na internet para arrecadar valores para a campanha eleitoral
Recursos para a campanha eleitoral arrecadados pela venda de bens, serviços e/ou eventos pagos realizados pelo candidato ou pelo partido político
Doações de valores para campanhas eleitorais
Limites das doações e multa por excesso
Gastos eleitorais desconsiderados para fins de prestação de contas
Campanha eleitoral paga na internet por meio de “impulsionamento de conteúdos”
Propaganda eleitoral em bens públicos e particulares e por meio de bandeiras nas ruas e avenidas e adesivos plásticos em automóveis, caminhões, bicicletas, motocicletas e janelas residenciais, desde que não exceda a 0,5 m² (meio metro quadrado)
Propaganda por meio de carros de som e minitrios
Debates: convite para participação em debates no rádio e na tv
Tempo de propaganda eleitoral gratuita no segundo turno e das inserções diárias
Propaganda institucional pelo tribunal superior eleitoral incentivando a participação dos jovens e negros na política
Recebimento de auxílio financeiro
Fundações ou institutos de direito privado para estudo, pesquisa, doutrinação e educação política criados por partidos políticos
Propaganda partidária gratuita no rádio e na tv passa a não mais existir
Sobras (vagas não preenchidas) com a aplicação dos quocientes partidários
Crime eleitoral novo: apropriação indébita de recursos ou valores eleitorais
Das condutas vedadas aos agentes públicos em campanha eleitoral
REFORMA ELEITORAL DE 2019/2020
Lei nº 13.877, de 27 de setembro de 2019 e com a promulgação das partes vetadas aos 13 de dezembro de 2019
Alterações/inovações na Lei Orgânica dos Partidos Políticos – Lei nº 9.096, de 19 de setembro de 1995
1 – Registro de partido político
2 – Registro de atas e demais documentos
3 – Filiação partidária
4 – Informação sobre os filiados
5 – Mudança de partido político
6 – Balanço contábil do exercício findo
7 – Prestação de contas do partido político
8 – Desaprovação das contas e sanção amenizada
9 – Gastos com passagens aéreas
10 - Doação de recursos financeiros
11 – Fundo Partidário
12 – Vigência da reforma quanto aos processos de prestação de contas e de criação dos órgãos partidários em andamento
LEI PERMANENTE DAS ELEIÇÕES – Lei 9.504, de 30/09/1997
1 – Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC)
2 – Renúncia ao FEFC
3 - Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e cláusula
de barreira
4 – Despesas contabilizadas
5 – Despesas não contabilizadas
6 – Registros dos valores oriundos de doações
7 – Aplicação das normas desta Reforma Eleitoral aos processos de prestação de contas dos partidos
ALTERAÇÃO DO CÓDIGO ELEITORAL - Lei nº 4.737, de 15/07/65
1 – Recurso contra expedição de diploma
2 - Inelegibilidade superveniente
3 – Prazo para interposição do recurso contra expedição de diploma
e suspensão do seu prazo
MODELOS DE PETIÇÕES
Modelo geral inicial para o Promotor de Justiça e o Advogado do Candidato, Partido ou Coligação
Resposta à Arpi (Ação de Reclamação por Propaganda Irregular)
Modelo de parecer em Arpi (Ação de Reclamação por Propa ganda Irregular) ofertado pelo representante do ministério público
Modelo de contestação de Arpi (Ação de Reclamação por Propaganda Irregular)
Parecer ofertado pelo Ministério Público Eleitoral. Assunto: participação de outrem na propaganda dos adversários
Modelo de notificação eleitoral elaborado pelo Ministério Público Eleitoral
Modelo de parecer elaborado pelo Ministério Público Eleitoral. Propaganda irregular – Procedência
Inicial de Arpi (Ação de Reclamação por Propaganda Irregular). Propaganda antecipada
Inicial de Arpi (Ação de Reclamação por Propaganda Irregular). Propagada antecipada em instagram, facebook e twitter
ARPI: Facebook patrocinado
Parecer sobre propaganda despolitizada
Modelo de Arpi (Ação de Reclamação por Propaganda Irregular) Assunto: inicial propagada antecipada em jornal
Parecer em Arpi (Ação de Reclamação por Propaganda Irregular) Assunto: propaganda irregular – Improcedência – Falta de degravação
Modelo de Arpi (Ação de Reclamação por Propaganda Irregular). Inicial propaganda antecipada em litisconsórcio facultativo
Modelo de Arpi (Ação de Reclamação por Propaganda Irregular). Propaganda Antecipada Subliminar
Modelo de notificação para retirada de propaganda extemporânea subliminar ou invisível
Modelo de inicial de Arpi (Ação de Reclamação por Propaganda Irregular). Assunto: propaganda antecipada em Blog
Modelo de inicial de Arpi (Ação de Reclamação por Propaganda Irregular). Assunto: propaganda antecipada no facebook
Modelo de Arpi (Ação de Reclamação por Propaganda Irregular) inicial PROPAGANDA DE APOPLEXIA
Recomendação eleitoral para observância dos preceitos legais da propaganda lícita
Modelo de sentenças de Arpi